Ministérios | Primeira Igreja Presbiteriana de Porto velho

Ministérios

A palavra ministério significa serviço. Cada crente deve ser um servo. O servo não realiza as suas vontades pessoais, mas a vontade do seu dono. Cristo é o nosso Senhor e nós devemos submissão a Ele. As habilidades e os dons espirituais que recebemos de Deus devem ser usados para realizar apenas a sua vontade. Cada departamento de nossa igreja citado a baixo propõe servir ao Senhor Jesus Cristo glorificando a Deus, promovendo o crescimento de cada crente, levando cada um a viver em total fidelidade e submissão a Palavra de Deus e proclamando o evangelho de Jesus Cristo aos que necessitam de conversão.



Música

Um dos elementos presentes no culto solene conforme os preceitos bíblicos (Cl 3: 16; Ef 5: 19) é a música. Ela não é a parte mais importante do culto apesar de ser uma auxiliadora para conduzir o povo a preparar verdadeiramente seu coração para ouvir a exposição da Palavra de Deus. O seu papel é conduzir a igreja em adoração a Deus através dos hinos e dos cânticos que realmente expressam o que a Bíblia ensina como doutrina genuína, pura e fiel. A música tem o poder de transmitir valores e pensamentos através das emoções e entendimento. Se mal utilizada pode ser prejudicial às pessoas, mas se bem usada na adoração ao Senhor, é uma ferramenta poderosa no ensino e na proclamação do evangelho.



Acompanhamento junto a APATOX

APATOX é uma associação que visa a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos conduzindo seus pacientes a reabilitação social e familiar. Há muitos anos que a Primeira Igreja Presbiteriana de Porto Velho, inicialmente através do Presb Daniel Eller, faz-se presente no auxílio a esta instituição tendo como objetivo a assistência espiritual de todos que se encontram envolvidos neste trabalho, especialmente os seus pacientes. Uma equipe de homens têm atuado todas as Terças, Quintas-feiras (estudos expositivos da Bíblia) e Domingo a tarde (devocionais dominicais). Esta é uma experiência gratificante de exercer misericórdia e o cuidado com aqueles que carecem da Palavra de Deus para viverem o caminho que conduz o homem a satisfação plena em Deus.

 

Discipulado

Jesus estabeleceu uma metodologia de evangelização que é o discipulado. Este serviço é uma ordem a sua Igreja. Veja bem, discipulado não é uma mera opção de evangelismo, e sim uma necessidade. Este ministério prepara através de treinamento os discipuladores. Adotamos textos que serão usados como roteiros de estudo tanto para o discipulado básico como o avançado. Entendemos que interessados no evangelho, visitantes assíduos, e novos convertidos devem receber o discipulado básico. Entretanto, líderes em potencial e crentes de vindos de outra igreja evangélica devem receber o discipulado avançado. O nosso objetivo é conscientizar cada crente a ser um discipulador tornando-se um multiplicador de novos seguidores do Senhor Jesus. O discipulado propõe evangelização através de relacionamentos, e que visa crescimento espiritual dos novos convertidos através do ensino da Palavra de Deus, incentivando a fidelidade somente ao ensino das Escrituras.



Internet

Até 1930 as famílias tinham na sala de suas casas uma mesa com a Bíblia (os protestantes) ou um altar (no caso dos católicos romanos). A integração familiar era intensa e inquebrável. A partir de 1930, o radio e mais tarde a televisão se tornou o objeto centro de quase todas as casas nas grandes cidades. No final do século 20, a integração familiar diminui drasticamente e os televisores se tornam objetos individuais presentes em cada cômodo da casa. Ainda neste século, surgem os computadores e a internet. O século 21 é marcado pela mídia das redes sociais na internet. As pessoas passam mais tempo, seja no trabalho, em casa e até mesmo na rua, acessando a rede mundial de computadores do que se relacionando com as pessoas presencialmente. Nosso objetivo é anunciar a Palavra de Deus através deste recurso que ao mesmo tempo causa o distanciamento das pessoas e famílias. Mas se usado de forma correta, sabedoria e com equilíbrio é uma poderosa ferramenta para anunciar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e os valores da fé reformada.



Ministério com Surdos

A tradução dos cultos para a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) é uma necessidade percebida em todas as áreas da sociedade. A nossa igreja dispõe de recurso de apoio para evangelizar, alcançar e receber estas pessoas que possuem necessidades especiais. Temos orado para que mais irmãos sejam chamados por Deus para este ministério.



Capelania Hospital Infantil

Muitos pais levam seus filhos a este hospital no anseio de os receberem de volta com a sua saúde estabelecida. Mas, muito mais do que a cura física, nossos filhos carecem da cura do pecado. Somente Jesus pode curar e libertar o homem do pecado e da sua terrível consequência: a morte eterna. O trabalho desta equipe é levar o Médico dos médicos ao coração destes pequeninos. Todas as Sextas-feira, a partir das 16:00 horas, as nossas irmãs da SAF coordenam o trabalho de capelania no Hospital Infantil Cosme e Damião.

Obrigado por visitar o nosso site, ele foi desenvolvido pensando em servir você.